19 de dezembro de 2013

O Que é?


   "Atenção! Estamos entrando em um assunto de utilidade pública!"
São apenas detalhes mas são importantes também. Várias pessoas não sabem o que é hardcover (ignorem o espaço entre hard e cover na imagem XD), hardback, paperback, pocket (mass market paperback), jacket e já ouviram essas palavras por aí. Vocês vão ver que não é tão difícil assim. 

   Vamos ver as diferenças:

Jacket


   Jacket é a capinha fina que geralmente envolve o livro original de uma adaptação cinematográfica, como o da foto. A jacket é só essa parte. Já o livro que a acompanha é chamado de:

Hardcover


   Ele sempre tem capa dura e acompanhado da jacket. No Brasil, são livros bem mais caros. Geralmente são clássicos ou de autores muito conhecidos como a J. K. Rowling com O Chamado do Cuco. De todos esse é o meu preferido porque fica lindo na estante *-*

Hardback


   São parecidos com o hardcover mas não vem com jacket ou qualquer capa removível. As ilustrações, o título e outras informações vem impressas diretamente na capa dura. Geralmente as bibliotecas tem mais esse tipo de livro devido as edições mais antigas e tal.

Paperback


Esses não tem orelha ou capa dura. Já sinopse fica sempre nas primeiras páginas. Por aqui, geralmente estão em edições americanas dos livros ou em livros grandes como o da imagem.

Pocket 
(ou Mass Market Paperback)


   
   São os livros menores, versões reduzidas de paperbacks. São compactos e foram feitos para levar com mais praticidade para vários lugares, já que cabem em uma bolsa. Normalmente são mais baratos e no Brasil, temos a L&PM e a Companhia de Bolso, que só publicam pockets. 


Livros usados como imagens:
  • O Grande Gatsby - F. Scott Fitzgerald
  • This Was Bound To Impress You - (?)
  • Cisne - Eleonor Hertzog
  • Histórias Extraordinárias - Edgar Allan Poe
* todas as fotos são de minha autoria, em exceção da terceira.

Espero ter ajudado!

10 comentários:

  1. Hardcovers são os meus favoritos! Normamelnte as jackets são tão lindas :)
    Adorei o post!

    bjs
    whoisllara.com

    ResponderExcluir
  2. oi Vitória, sou doida para ter um hardcover, acho lindo! *.*

    Obrigada por fazer parte do meu cantinho como parceira. Esse ano de 2013 foi muito especial, pois criei o blog e conheci pessoas tão maravilhosas como você.

    Desejo boas festas e que 2014 seja um ano repleto de sucesso e muitos livros novos. :)
    Bjinhu
    Luh Costa- bisbiblogando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Hardcovers normalmente são edições bem bonitas, mas tem bem mais lá nos E.U.A etc, o que é uma pena. Não sabia o que era hardback haha, pra mim era a mesma coisa que hardcover, obrigada pela informação. Paperback é tipo versão econômica aqui no Brasil né? Quero essa edição de O Grande Gatsby, onde você comprou? (:

    ResponderExcluir
  4. Nunca vi edições econômicas com paperback, mas deve existir alguns sim (=
    Comprei OGG na Fnac mesmo!

    ResponderExcluir
  5. se e capadura,porque nos sites de livro e brochura o livro GRANDETSBY?

    ResponderExcluir
  6. Não há absolutamente a /menor/ diferença entre "hardcover" e "hardback", o que faz com que o seu texto ("Várias pessoas não sabem o que é [...]) soe tremendamente irônico.

    /Hardcover/ é o termo mais comum em inglês americano e /hardback/ o mais comum em inglês britânico: só.

    Alguns livros tem 'jacket', outros não. Pronto.

    "Jacket é a capinha fina que geralmente envolve o livro original de uma adaptação cinematográfica [...]"
    "Adaptação cinematográfica", COMO ASSIM?
    A sobrecapa, ou "jacket" como as pessoas por algum motivo gostam de dizer, é simplesmente isso: a sobrecapa do livro.

    "[...] capa dura e acompanhado da jacket. No Brasil, são livros bem mais caros. Geralmente são clássicos ou de autores muito conhecidos como a J. K. Rowling com O Chamado do Cuco."
    Nunca fomos de ter livros populares em capa dura. Lamentavelmente até hoje nossas publicações carecem muito em qualidade. O autor ser mais conhecido pouco tem a ver com o livro ser ou não de capa dura. Por apelo de leitores e acredito pela influência dos vários "canais literários" na internet (finalmente estes serviram para algo bom), as editoras agora estão se vendo obrigadas a investir mais na qualidade de suas publicações, já que muitos deixam de comprar livros no Brasil, ainda mais com o aumento de pessoas que preferem ler livros nos originais em inglês, especialmente. O fato de que se é mais fácil tanto aprender inglês quanto comprar livros de fora hoje em dia também ajuda.

    P.S.: Que insistência irritante que as pessoas tem em usar termos em inglês para descrever o que pode perfeitamente, e de forma igualmente satisfatória, ser descrito em português.
    Digamos "capa-dura", "sobrecapa", "brochura", "livro de bolso". Pro inferno com os harcovers, hardbacks, jackets, paperbacks e pocket books da vida.

    ResponderExcluir
  7. Os livros vendidos nas Lojas Americanas são livros resumidos ou só são uma versão econômica (onde as letras são menores e tem margens e espaçamento reduzidos para caber toda a história em menos páginas)? Agradeceria muito se pudesse tirar essa dúvida.

    ResponderExcluir
  8. Os livros vendidos nas Lojas Americanas são livros resumidos ou só são uma versão econômica (onde as letras são menores e tem margens e espaçamento reduzidos para caber toda a história em menos páginas)? Agradeceria muito se pudesse tirar essa dúvida.

    ResponderExcluir